O Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha divulgou documento a favor do consumo de cervejas, de forma moderada, para os atletas como fonte de hidratação diária. “Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas” foi apresentado esta semana. As conclusões são baseadas em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada com o aval do CSIC. Quem defende a tese é o cardiologista e ex- jogador de basquete da seleção espanhola, Juan Antonio Corbalán.
Segundo os estudiosos, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favorece a prevenção de dores musculares. Assim como a água, a cerveja cumpre a mesma função. Mas sem excesso, pois grande quantidade de álcool não se metaboliza e, por isso, afeta o sistema nervoso central.
Realizado em dois anos, o estudo recomenda o consumo de três tulipas de 200 ml de cerveja (ou de 20 g a 24 g de álcool) para homens e duas para mulheres (10 g a 12 g) por dia; volume que os autores do relatório definem como moderada. Os testes finais foram feitos com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos. No caso dos desportistas o indicado é beber durante as refeições. Nunca momentos antes de praticar exercícios nem logo depois. O intervalo indicado para a cervejinha da hidratação é de duas horas antes ou depois de suar.
Fonte: Folha de São Paulo