sexta-feira, 4 de julho de 2008

lei seca – só se for pra eles

O povo* clama para que eu me manifeste a respeito da “lei seca”. Eu que não quero perder meus pouquíssimos leitores, atrevo-me a dizer sobre o que pouco li. Mas como envolve a minha querida companheira diária, sinto-me no direito de manifestar-me.

Ouro motivo é que num blog aí, um jornalista escreveu sobre esse tema e teve (até o dia que li) 430 comentários. Que seja contagioso.

Vamos ao que interessa, antes que meu público fique impaciente e peça a saideira. Essa lei de aumentar o rigor pra mim é uma idiotice. Muda alguma coisa só pra opinião pública, pra ficar parecendo que estão todos muito preocupados com os acidentes de trânsito que envolvem pessoas bêbadas.

Nossa lei já era bastante severa em relação a isso. Podia-se beber muito pouco e dirigir. E por mais que quisesse beber e sair dirigindo por aí, tenho que concordar que é perigoso. Pra mim, pra quem vai ao lado e pra quem está próximo. E acatava a medida (como estou acatando essa, que não quero perder a carteira de motorista e menos ainda pagar mil reais – e nem se quisesse teria de onde tirar esse dinheiro, diga-se de passagem).

(abrindo outro parênteses, estou agora me perguntando como conseguiria mil reais – Seu Manoel, estou precisando de uma ajuda. Sabe aquela dívida de 437 aí no bar. Esquece ela e me empresa 990 reais preu não ser preso(interrogação). Ou então ia sair ligando pra Clementina (cem merréis por favor), Letícia (duzentos, sei que tem na poupança..), Bodão (15 conto, só pra falar que ajudou), Bebeto (300 reais e fico fazendo o jornal sozinho durante um ano, até ter minha carteira de volta), Daniel (comprou um Mac e num vai ter 100 reais pra livrar a cara dum cara que tem uma merda de um Gol...), André (100 aí no rateio. Imagina ficar um ano sem entrar na banheira), e Suzana (175 é o que falta. Se quiser salvar minha vida)).

Mas vamos à lei. A anterior já punia o cara, o cara já perdia a carteira. A diferença é o preço que o cara paga e o nível alcoólico. Que de 6 alguma coisa (três chopps no máximo) vai pra zero (um chopp e comer alguma coisa depois com refri). Na verdade a diferença é que agora parece que tudo mudou, que todo mundo vai respeitar a lei, que já prenderam 19 no Rio de Janeiro.

Estou em Valença hoje e está tendo exposição agropecuária. Uns 15 quilômetros do centro da cidade. Quem vai, geralmente bebe. Mas ontem estava todo mundo sabendo que tinham seis bafômetros na cidade. E pra piorar, tinha policial de Volta Redonda, e ia ficar complicado ficar na conversa com o pessoal daqui (como geralmente se faz pelo visto).

Mas não só aqui, em todo lugar o suborno policial corre solto. É uma vergonha, mas está aí. Clementina outro dia comentou que com essa lei, suborno agora vai ter que ser no cheque, que ninguém anda com tanto dinheiro (não que ela fosse subornar, que nem dirige, era um comentário apenas). Eu acho que nem cheque. – Olha, eu num tenho essa grana, só estou com cartão. E o policial pergunta: visa ou redshop, com a máquina de cartão na mão.

Mas ei de não passar por isso, já que se bebo, não dirijo. Ou seja, o dinheiro que ia pro álcool combustível continua, mas muda o veículo.


* 40% dos leitores se manifestaram sobre esse assunto (percentual de erro de 7%, para menos). Explicando: o povo aqui é representado por uma pessoa (o quase-blog) e uma amiga que via email pessoal, enviou UMA mensagem, o que me faz crer que, de um blog que tem seus cinco ou seis leitores, dois é um número significativo.

9 comentários:

Faber disse...

Eu nasci sem umas enzimas aí que ajudam a 'digerir' o álcool. Isso significa que se eu bebo duas latinhas de cerveja topo freqüentar casa de suingue sem questionar muito. Ou seja, eu já não bebo muito regularmente. Agora então, não posso nem olhar pra tulipa de chopp que provavelmente o teor alcóolico adquirido através deste contato visual vai ser identificado no bafômetro e eu tenho um casamento pra pagar então não posso ficar molhando mão de policial por aí... Ou seja, tô fudido. Choppinho agora só se for aqui na Marquês. Alguém topa? Tô esperando ali no Armazém do Chopp.

Faber disse...

Ah, e ainda bem que você não me incluiu na lista de contribuições para custear suas multas, pq como já disse tenho um casamento para pagar... Ahahhahhaa

Suzana disse...

manda o número da conta. o negócio com os livros tá rendendo!

Daniel disse...

Eu acho essa lei uma palhaçada. Como você mesmo disse, o número de subornos devem aumentar violentamente. Como assim saiu, bebeu duas cervejas e não pode dirigir? Acho que agora todos já sabem que a lei não obriga ninguém a fazer o tal teste do bafômetro e com isso vemos outro erro da lei. Na prática, um sujeito sozinho não vai querer contrariar a "autoridade".... Mas essa lei também não poderia obrigar alguém a realizar o teste. Isso é inconstitucional! Se alguém se interessar (hauhauha) me manda um email que eu explico isso.
São tantos os assuntos que necessitam de uma legislação para ontem, e daí vem os senhores legisladores e fazem essa merda de lei.

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Lima disse...

Ih, até o Cajibrina acatou a lei. Agora ferrou. A banheira vai ter que ficar em casa mesmo. Era o que eu temia...

Letícia disse...

30% dos acidentes de trânsito são causados por pessoas alcoolizadas, sinal que pessoas sóbrias provocam muito mais acidentes(70%)...tctctc.
Brincadeira, fora o suborno, que vai rolar mesmo e é uma merda que exista tanta corrupção na polícia, acho que a lei já tá contribuindo para mudança de comportamnto de muito gente na questão beber e dirigir. Eu que o diga. Perimetral na contramão nunca mais!