terça-feira, 14 de outubro de 2008

primeiro copo depois dos 26

Tô vindo lá do Panamá. Aniversário, nada mais justo que voltar ao lar e compartilhar com os amigos de copo a felicidade (?) de mais um ano completo. Hoje, em minha homenagem, Sêu Manoel não fechou à meia-noite, mas à meia-noite e um. Não é pra qualquer um. Hoje mesmo, um cidadão – de fora do Rio, mas foi parar justamente no Panamá – pediu a saideira onze e 50. Sêu Manoel foi enfático, estou fechando em menos de 10 minutos, e fecho com o Sêu copo cheio, é melhor não pedir a saideira e pagar a conta. Feito, meio indignado. Aí ele pede uma nota pro Sêu Manoel, que vai lá e faz uma nota fiscal, seis cervejas, dois queijos. O cara reclama, pô, você pagaria prum funcionário Sêu que vai viajar pra fazer um curso tantas biritas? – Lógico que não, respondeu de bate-pronto Sêu Manoel. Então pô, num pode colocar birita na nota, reclamou o cidadão de Minas, reconhecido pelo sotaque. – Ué, mas você não pediu. Tá bom tio, fica com Deus, disse, antes de sair, em tom de ironia. Macarrão, irritado, chega perto de mim e braveja – Porra, se quer uma nota de refeição é só pedir, e fica reclamando. Mas mais irritado ficou quando ele, já faltando cinco pra meia-noite, e dizendo pro Sêu Manoel que o horário dele não era meia-noite e um, mas meia-noite, entra o Valter, motorista da Real, pedindo pra usar o banheiro que tinha acabado de ser lavado. Teoria do Macarrão é que ele espera ele limpar todo dia, do lado de fora, escondido atrás da árvore, e depois que ele acaba ele aparece. Não é impossível, que a cena não é rara. Mas pelo menos usa o banheiro, coisa de três minutos, pede um Gengibre, vira e vai embora. Deu meia-noite, Macarrão baixando a porta, eu na expectativa de Sêu Manoel não cobrar a conta por conta do aniversário, mas nada. O bicho é mesmo mão de vaca. E deu meia-noite e um já foi me expulsado, que tava cansado – tava cochilando a noite inteira ao lado da máquina registradora, só acordava pra receber os dinheiros – e já com o valor da conta – claro, que eu pendurei – na mão. Se eu ganhar algum dinheiro de presente, e não gastar no Beco do Rato mais tarde, juro que venho ao Panamá e pago pelo menos uma parte da dívida com Sêu Manoel.

2 comentários:

Má Parreira disse...

parabééénssssssssssssssssss!
Não deu pra ir ontem pra tomar esse primeiro copo...mas mtos copos virão!

Anônimo disse...

Oi lindo,

me desculpe mas nao deu para ir la na terça. Mas tenho certeza que voce ainda vai me convidar para uma festinha particular, so eu e vc..rsrs

mas enquanto isso me conta como foi la na terça leãozinho.

bjks