sexta-feira, 21 de março de 2008

clientes crentes...

Bufante já não agüentava mais as igrejas neopentecostais. Nem as outras, é verdade. Mas as neopetencostais, segundo ele, eram as piores.

Ateu convicto, nem falava muito sobre o assunto. Não gostava de discussão. E não gostava nem um pouco de pessoas que insistiam que ele deveria acreditar num deus. Não acreditava. Uns, e ele dizia que eram sempre neopentecostais, eram os mais insistentes. E os que mais o irritavam, logicamente.

Sua ira perpassava à insistência para que acreditasse em alguém. Há alguns anos ele vinha percebendo que muitos dos seus locais de lazer estava virando igrejas. O bar do Zequinha, em Icaraí, Niterói, perto de sua casa, virou lá uma “sede provisória do reino de Deus”. Ele dizia que quando morresse iam pra matriz.

Mas não era o único bar. Um outro, em Japeri, além de deixar de funcionar aos domingos usava as cadeiras (todas com marcas de cerveja) como assento para os fiéis. E não vendiam cerveja no horário dos cultos, todas as terças, quartas, sextas e domingos. Quase não sobrava dia pra ir ao bar. Coisa de crente.

Depois de mais de oito lugares antes freqüentados por Bufante virarem igrejas, ele já estava mais do que irritado. Sorte que nenhum neopentecoste apareceu por essas datas tentando convertê-lo.
Morador de Niterói, outro motivo que colaborava para sua impaciência com os crentes eram quando esses cantavam na Barca no caminho de casa e não o deixavam dormir. Coisa que tinha se tornado constante nos últimos tempos. Já era demais pra ele aguentar esse povo gritando na sua cabeça e pra piorar, ao chegar em Niterói, escuta de uma loja logo ao sair da Barca: "Amigos crentes, promoção de 10%".

Não se aguentou. Pediu para falar com a gerência. Gerente chega e ele já irritado começa a dizer que vivemos em um país laico, que ele como ateu deveria ter os mesmos direitos, e mesmo se fosse católico, judeu, muçulmano, umbandista, o caralho a quatro, que deveriam todos ter os mesmos direitos, que isso era um absurdo! Gerente apenas responde. - ah amigo, é que nosso locutor é que fala um pouquinho errado, ele tá 'falano' é dos amigos 'criente', que compra aqui co´nois...

Um comentário:

Faber disse...

Acho que você bebeu demais, tropeçou, bateu com a cabeça numa pedra, perdeu a memória e nunca mais vai atualizar isso aqui.