segunda-feira, 10 de março de 2008

nerd? coca-cola?

– Vamos tomar uma cerveja hoje?
– Ah, hoje num rola, é segunda-feira. Onde?
----
Porteiro pra mim hoje: “olha só, tem um rapaz aqui, do 1206, que chegou de São Paulo, que é a sua cara. Você vai ver. Até a barba é igual”. Quero ver não, de feio já basta eu...

----
Saio de uma reunião (de trabalho) às dez e meia da noite (dá até vergonha de assumir que estava trabalhando essa hora). Quinze passos da porta que saí, no Flamengo, escuto meu nome.

Mais um valenciano que está no Rio, trabalhando. Tempos que não encontrava com o cara, na verdade nem sei como ele ainda lembra de mim. Camarada estudou com meu irmão (mais velho) no primeiro grau (que hoje acho que é chamado de ensino fundamental - o período dos estudos e não meu irmão). Coisa de mais de 15 anos.

Mas é gente boa. E ainda perguntou: e o jornal? Por acaso tinha acabado de pegar a última edição de um amigo que trouxe de Valença e deixei um exemplar com ele.

O ruim desses encontros fortuitos é que você não tem tempo pra pensar. Agora, pra encontrar esse camarada de novo, só com sorte mesmo. ]

----
Faber, companheiro que encontrou o blog aqui, falou que seria interessante pesquisar o fenômeno da emigração em massa de Valença. Disse que vai se inteirar sobre o assunto. Coisa de quem gosta de estudar mesmo. Eu correndo prum lado e tem gente que corre na direção contrária. Queria ser assim.

Uma dica pro amigo é que estudo e trabalho são os principais motivos. Faculdade tem por lá, a preço mais módico do que aqui (mas não todos os cursos). Trabalho é ainda mais complicado. A faculdade e a prefeitura empregam mais de 50% da cidade. Por baixo.
----
Hoje, na pedalada quase diária que tenho mantido com afinco, encontrei com alguns personagens citados pela blogueira Suzana
. Primeiro foram duas garotinhas bonitinhas de seus 13 aninhos passeando pela ciclovia, falando de namoradinhos e namoradinhos. Uma do lado da outra, e nessas horas, pra irritar ainda mais, sempre vem uma bicicleta na mão contrária.

Passo a dupla dinâmica e encontrocom a mãe da Suzana. Ou alguém com seu perfil, uma típica pedestre abusada (em excesso) que caminha na ciclovia por preferir. Vai parar no hospital atropelada por uma bicicleta,a culpa é do ciclista.

Menos de um quilômetro, vem a criança zanzando de um lado a outra da ciclovia, pedindo preu passar por cima. Me segurei, freei que sou uma pessoa legal.

Não vou contar (até porque perdi a conta) o número de transeuntes que atravessam a ciclovia o tempo todo, na hora que você está passando. Uns aindagritam. – Opa!, como se estivessem certos.

Pessoal que menos me irrita, mas nem por isso têm menos (na verdade estão longe da extinção) são os vendedores de gelo, côco, com aqueles veículos que ocupam o espaço de três bicicletas simples. Bem ou mal estão lá trabalhando. Prioridade deles, pela lógica que inventei agora. Segunda preferência pra nós, que estamos usando a ciclovia pra andar de bicicleta. E daí em diante, todo mundo que se...

Mas minha vontade mesmo - além de escrever igual à Suzana – é pensar (e agir) igual a ela. “aaaah, tempos de guerra são tempos de guerra e meus freios não funcionarão”, diz a amiga. Só me resta coragem.
----
Uma detalhe que não entendi da postagem da amiga: “Até que a idéia do Dani de fazermos um "encontro nerd" não é má. Ora, nada mais natural do que nerds se assumirem nerds e se encontrarem numa lan house e regarem a reunião com muita coca-cola”. Nerd até vá lá, mas ser chamado pra tomar coca-cola? Eu hein?!

5 comentários:

Suzana disse...

caro companheiro do movimento de luta pela apropriação das ciclovias por quem as honra,
compreendo cada indignação, cada freiada, cada manobra radical. mas sinto que eu faço parte de uma facção mais radical...

Vítor,
o lance é jogar a bicicleta! É guerra, acabou o pudor e a ética. Inimigo é inimigo, não tem meio-termo.

Força, luta e união - sobre duas rodas.

Suzana disse...

tudo bem, eu vou repensar a coca-cola no encontro... pra ser bem nerd mesmo, tinha que ser alguma coisa como groselha. ;)

Vitor Castro disse...

vamos repensar, nesse papo, o conceito de nerd (coisa de nerd discutir conceito) e vamos liberar pelo menos uma caipirinha...

Faber disse...

Que chique, ganhei uma referência e um link! =)

Quais são as novas? Ainda no OF?

Vitor Castro disse...

Ainda por lá, fazendo um mestrado na ufrj (vc faz lá também num faz?) e vq de vento em popa (sem grana, mas tá sempre saindo).